Nosso
Blog

A importância de se utilizar cadeiras ergonômicas em ambientes corporativos

Cadeiras ergonômicas para postura correta

A maioria das pessoas passa mais tempo de suas vidas no trabalho do que em casa. Muitas profissões exigem que os colaboradores passem boa parte do expediente sentados. É neste contexto que as cadeiras ergonômicas tornaram-se partes fundamentais para a saúde física dos profissionais.

Pesquisas relacionadas sobre o assunto apontam as vantagens de se investir em cadeiras que respeitam a estrutura corporal. É comprovada a melhora no bem-estar e qualidade do trabalho prestado, pois não há nada mais desconfortável que passar horas sentindo dores, principalmente nas costas, por não ter uma cadeira adequada.

Neste artigo, vamos mostrar as posições corretas para sentar, como as cadeiras devem ser e os benefícios adquiridos com o investimento.

Como se sentar corretamente

A adequação do modo de sentar leva em consideração todo o espaço utilizado para trabalhar. Deve-se alinhar os móveis para escritório com as necessidades individuais de seus colaboradores.

Faz-se necessário compreender que cada pessoa tem suas características como altura e peso. Padronizar todas as cadeiras e mesas sem que haja possibilidade de ajustes é perda de tempo e de dinheiro. Móveis ergonômicos são muito mais práticos e eficientes, além de garantir mais saúde e disposição ao profissional.

Sentar-se corretamente evita:

  • Lombalgia.
  • Câimbras nos dedos.
  • Cefaléias.
  • Torcicolo.
  • Fadiga visual.
  • Olhos ressecados.

O primeiro passo é escolher uma mesa que tenha entre 68 a 75 cm. O corpo deve manter-se num ângulo de 90°. A cadeira precisa ter encosto traseiro capaz de permitir que a coluna seja protegida com as costas encostadas corretamente e sem curvá-las para frente.

A altura do computador também influencia. Ele deve permanecer à altura dos olhos e com a tela posicionada de forma a não permitir que haja o contato direto com a luminosidade.

Os pés não devem ficar suspensos e nem encostados na cadeira, e sim rentes ao chão. Entre a mesa e os joelhos, deve-se ter um espaço livre que possibilite a movimentação. Punhos e mão precisam ficar retos. Já os cotovelos, numa posição de 90°.

Modelos mais apropriados de cadeiras ergonômicas

Investir em assentos adequados e de qualidade exige um mínimo de conhecimento para que a compra seja realizada assertivamente.

A cadeira ergonômica deve possuir um assento liso com uma inclinação que seja levemente para trás.

A possibilidade de ajustes deve ser aplicada:

  • À altura da cadeira (geralmente com uma alavanca na parte de baixo).
  • Ao apoio dos braços.
  • Ao encosto das costas.

O acolchoamento das cadeiras também necessita ser observado, pois garante o conforto ao usuário mesmo em longos períodos de uso, bem como ter a presença de rodízios para que seja possível fazer a rotação sem elevado esforço.

A Help Móveis atua com o fornecimento de cadeiras que são reguláveis, assentos confortáveis e de acordo com as normas vigentes para atender às diferentes necessidades. São mais de 30 anos investindo no segmento de móveis corporativos e com uma vasta experiência em oferecer o que há de mais moderno e eficiente.

Conheça nossos modelos disponíveis. Clique aqui.

voltar